28 outubro, 2010

Pesos da Alma

Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros.
Clarice Lispecto 

E pra satisfazer minha alma? você. / Tribo de Jah - satisfaz minha alma  

23 outubro, 2010

Nunca é tarde

Eu sempre tive festas de aniversários, até os dez anos minha mãe falava que iria fazer até os dez, depois disso, começaria uma preparação especial para meus quinze anos e assim foi. Mas o que quero dizer é que embora nós adultos não nos liguemos mais em aniversários como antes, porque para nós fazer aniversário significa que a idade tá chegando. No entanto para as crianças é totalmente diferente eles querem festa, bolo, brigadeiros os amigos ao redor daquela mesa decorada com um bolo delicioso, só esperando para ser cortado, e o principal, os todos os presentes possiveis que aquele evento possa lhe trazer.

Lara fez oito anos exatamente à 1 mês, mas não fizemos nada, essas coisas que eu falei que as crianças adoravam, por vários motivos, um deles era que o Paulo estava doente e também tinha aquela bendita reforma,  que nos roubou tempo e dinheiro,  mas a noitinha fomos ao shopping que para ela chega a ser rotineiro, mas ela não questionou e nem exigiu festas ou presentes e isso me deixou de uma certa forma aliviada.
Mas em uma bela manhã de domingo, acho que foi até involuntário, ela disse : Mamãe deveriamos ter pelo menos cantado meus parabéns!! , com um ar de tristeza tão grande, ai aquilo foi no meu coração e me fez pensar, que de uma certa forma para ela impotava sim, a festinha os amigos, cantando parabéns para ela ...e que eu tinha que ter feito um bolo para cantar os parabéns, por que ela é uma criança e adora essas coisas, no mesmo instante  mandei fazer um bolo,e convidamos os amigos para que uma semana mais tarde pudessemos enfim cantar parabéns a você, por que nunca é tarde para desejar felicidade a quem amamos...
FELIZ ANIVERSÁRIO LARA, DE NOVO !!

21 outubro, 2010

Daqui a quatro anos quem sabe?

Passada as eleições, eu não poderia deixar de falar que agora, próximos a esse segundo turno de falta de opções, o que temos é o " dos males o menor...infelismente." Essa semana assisti uma entrevista da então candidata à presidência no primeiro turno, Maria Osmarina Silva de Sousa, mais conhecida como Marina Silva eu fiquei muito impressionada com a maturidade que aquela mulher, que embora de aparência frágil, mas com a postura de vencedora , olhar que ela tem das coisas e a forma de como ela coloca em uma linguagem clara sem enrolação, e sem a preocupação de estar ou não seguindo o script, feito para ela.
Eu nem gosto muito de falar sobre política, ou expresssar opiniões sobre quem é o melhor ou quem vai fazer o que, estou  aqui é expressando minha admiração pela mulher, ser humano, Marina Siva. Depois de ver sua entrevista com atenção não pude deixar de falar e dizer que ganhou minha admiração e  daqui a quatro anos quem sabe...?

Fiquei  à pensar na sua história de vida, em como aprendeu a ler aos 17 anos, e as lutas travadas muito cedo com a vida para que pudesse ajudar os pais, na atividade que trazia o sustento família o seringal... enfim, não estou aqui para fazer propaganda política até porque,  infelismente ela não está na disputa, mas posso afirmar que diante da falta de esperanças e espectativas do nosso pais hoje,  e a falta de opções  só nos resta esperar ao contrário do que Vandré cantou...que se no primeiro turno votei  em Marina, sem conhecer sua história, hoje digo que se a situação fosse outra, votaria mais consciente.

Pra não dizer que não falei de flores- Geraldo Vandré

15 outubro, 2010

Do que faz voar..

Vez ou outra, lembro de fragmentos de uma época que, não volta. Não é que eu me martirize é uma forma de lidar com a saudade e de tirar de lá ensinamentos seja pra mim, ou pra minha filha.
Por que foi lá que eu tive chances,foi lá que ganhei bagagem para ser o ser humano que sou, umas chances eu perdi, outras eu aproveitei da melhor maneira que me eram dadas. Algumas eu não soube lidar, mas talvez agora...mas como já disse o tempo não volta, e as chances agora sejam menos favoráveis do que antes, mas  podemos tentar.

Época de cheiro bom, manhãs felizes tardes que só eu tinha, cabelo desgrenhado, para não dizer impossivel de pentear a não ser que minha mãe (só ela mesmo) me colocasse no colo e passasse horas a fio tentando tirar aqueles nós, que só Deus sabe de onde vinham. Lembro de tanta coisa em pedaços, queria poder juntar... um dia eu vou, e nesse dia,  fazer um filme rs!
E as lembranças fluem, sem piedade de doer, de sentir saudade de verdade e chorar por isso, chorar de alivio por ter vivido, e não por não ter mais. Lembranças e sonhos que nos permitem voar...

14 outubro, 2010

13 outubro, 2010

Tarefa dificil

Todo mundo deveria, antes de abrir a boca,  falar ou criticar certas mães, olhar um pouquinho para o próprio umbigo, por que a tarefa não é fácil,  eu tenho certeza de que quem é mãe,  já sabe disso. Eu sou um exemplo de que quando eu era principalmente adolescente criticava muito minha mãe, e dizia quando for mãe não vou fazer isso, não vou fazer aquilo, hoje eu entendo muitas se não todas as coisas que minha mãe falava e fazia para o meu bem.

Mas tudo isso é pra dizer que ontem em pleno dia das crianças fui parar  na emergência do hospital pediatrico mais conhecido por aqui, a Lara com crise terrivel de garganta tadinha, que não estava conseguindo nem se alimentar. Chegamos no hospital, preenchemos a famosa ficha na recepção, que eu não aguento aquela ficha, que mais parece um relatório, nunca entrou na minha cabeça, que você em plena emergência tenha que preencher aquilo, mas vamos em frente.

Pensei que teria menos crianças do que encontrei lá, não sei que ingenuidade foi essa, estavamos esperando a nossa vez quando derrepente um pai estava lá esbravejando com a enfermeira chefe, reclamando que lá naquele hospital em que ele pagava muito caro,  não tinha atendimento para crianças com mordida de escorpião. Então a mãe bem mais calma do que o pai,  repetiu a pergunta a enfermeira, se ali não teria realmente atendimento para filha dela, e a enfermeira respondeu muito grosseiramente,  na minha opiniao: Que não. queimados e envenenamento é em "Tal" hospital, e a mãe imendiatamente disse: e por que o pessoal da recepção não me disse logo,  a bela da enfermeira respondeu grosseiramente novamente: Eu não sei.
Quer dizer,  você está em uma situação em que seus nervos já estão a flor da pele ainda vem uma enfermerazinha e te responde como se o teu problema fosse o mais simples do mundo e para ela não é nada. é F.......
Agora vem, a questão que eu coloquei no começo, que a gente só entende as mães depois que somos, mas ainda tem as execessões, tinha uma jovem mãe do meu lado,bonita e com um ar de superioridade que só vendo, assitia a tudo atentamente depois que a pobre mãe desesperada foi embora com sua filha no colo sem o atendimento necessário, ela disse: Aff, como essa mulher é tapada ela não sabe, que atendimento á queimados e envenenamento é só no hospital "tal". Com aquele ar de quem acha que sabe de tudo.Gente por mais que aquela senhora soubesse onde seria o atendimento, mas ela paga um plano de saúde o mais natural era que ela procurasse o convênio médico que paga, e outra nem todos sabem de tudo! e tem mais se o hospital do convênio não tivesse realmente o atendimento necessário para isso,  o hospital deveria disponibilizar uma ambulância com os primeiros socorros, para levar até o lugar que pudesse fazer o procedimento adequado.
Mas então,  o que quero dizer é que tem pessoas que mesmo depois de serem mães,  continuam à criticar outras mães, ela também já deveria saber o quanto a  tarefa é dificil.

08 outubro, 2010

Tenho Sonhado, e como é bom...

Primeiro desculpe a ausência, tenho me ocupado em sonhar. Deixa eu dizer: estou reformado minha casa, não, não é toda, mas estou começando, num é isso que precisa para que os sonhos se realizem? Primeiro, que você deseje, depois você idealize e mãos a obra, começe.
Pra mim é uma satisfação pessoal, poder fazer o que sonho e saber que não é um sonho só meu, Como o tempo muda as coisas né? Lembro que no ano passado por essa época eu não estava bem, passando por problemas, de até querer mudar da minha casa eu queria, mas num quero lembrar disso não, estou muito bem pra isso.

Esse período é sempre muito dificil pra mim, por toda carga emocional que ele trás, mas tem muita coisa que me compensa, quando a tristeza vem escuto musica alta, penso em como minha casa vai ficar, ligo pra alguém que amo e por ai vai coisas que me fazem realmente bem...


E por falar em música alta, 
escuta essa ai..
Mika- Rain

04 outubro, 2010

Conta 04/10

Desde o dia em que perdi minha mãe, eu me perdi de mim também.
Perdi no mundo, o  que era o mundo meu. Hoje embora eu tenha me refeito, (re) nascido, com os presentes divinos que me foram enviados, estou agradecida a Deus por tudo.
Mas ainda não sei o que sou sem ela,  só sei que ela me deixou, por que ela me deixou?
Nesse dia, o dia em que eu perdi minha mãe me dei conta, que eu estava só por minha conta, mesmo tendo meu pai que eu amo tanto.
A minha conta se não fecha, essa conta nunca mais fechou. Nunca mais...E eu?  estou aqui, fiquei aqui.
Você não está, você não está, não está mais. E eu quero te ver, e pra te ver é preciso sonhar.
E a partir desse dia, desse dia em diante minha alegria se transformou, minha família aumentou bastante.
Sou mãe de uma menina, uma menina linda, que sabe através de mim que a avó era a pessoa mais doce que já conheci.

Mas uma filha-mãe apenas, criança sou 
Uma criança eu sou...

In memória: fazem hoje dez anos em que perdi meu anjo da guarda na terra.                                             letra: Nando Reis / adaptação: Clara