09 julho, 2009

Sábias lembranças

Cheguei na vó como de costume de manhã bem cedo, tudo do mesmo jeito de antes,(a vó no fogão, embora não pudesse estar ali) tomei o café gostoso, e sentei no velho corredor para conversamos, de coisas sérias, a coisas bobas as gargalhadas.
Aquela casa grande da minha infância, empoeirada, não era mais limpa com freguencia, e com o zelo de antes pois, sua dona estava doente e não podia mais. Depois, encontrei a vó, olhando para o horizonte, um olhar perdido e, me disse perguntado: _Porque estou sofrendo tanto?sei que eu não fui má pessoa. Quando ouvi aquela frase meu coração doeu, eu sabia o que a vó estava falando era tão real quanto o seu passado distânte. Então, ela começou a contar uma historia que me preparava para ouvir atenciosamente. _Eu cuidava de uma senhora, quando era moça, que tinha uma doença muito grave...chegava pela manha na casa dela eu a arrumava dava banho e a comida. havia vezes em que não tinha a comida, então deixava ela banhada e ia pra rua pedir "auxilio" para uma senhora doente (os olhos cheios de lágrima como quem via a cena passar na sua frente tão nítida quanto suas palavras). _Ao fim da tarde eu voltava com muita coisa, arroz, feijão e até leite trazia, para aquela pobre senhora sozinha. e assim cuidei dela muitos anos... Eu com o coração apertado continuava a ouvir a história como um filme triste... _é por isso que acho que não mereço o que estou passando. _Será que estou sendo castigada? Ai falei: Que isso vó a senhora não esta sendo castigada,está doente por causa da sua idade,já trabalhou muito na vida. _Vamos fazer uma coisa? sempre que a senhora pensar assim, pense que tem gente em situação pior que a sua: sem família, sem amigos sem ninguém,sozinho numa casa de repouso, igual aquela senhora que a senhora cuidou no passado. Nessa hora sentir que a fiz firmar o pé no chão e fazê-la entender, que a muito começou uma nova vida,longe de todas as mazelas do passado sofrido, e que agora ela tinha uma família que a amava muito e que nunca ia abandona-la. Olhando pra ela estava com um semblante satisfeito e feliz...e agora conversávamos de outros assuntos ... Gosto de conversar com minha avó,de ouvi-la,saber o que ela passou,pois ali começa minha verdadeira historia... Maria Betania - Tocando em Frente

3 comentários:

  1. Eu sempre digo para as pessoas olharem em volta quando começam a questionar essas coisas. Isso nos dá força pra seguir.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ê Clara, a idade vem, né? Mas o que ela tem de verdade, ninguém tira, que é o amor incondicional que você tem por ela. Emocionante esse seu dia, emocionante a história da sua avó.. e tudo termina bem pra quem é bom.

    Beijo grandeeeeeeeeee, menina mais que linda que ADORO!

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  3. Que lindo post, que ensinamento, é muito gostoso parar e atentamente ouvir os mais velhos, é sabedoria pura, é vida, é muita historia, sei que ela vai ficar bem, o Senhor Jesus acalentará o coração dela sempre, seu post hoje me deixou com saudades da minha avó, e ela já se foi a tanto tempo...beijos querida, tenha um lindo final de semana...

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e fique a vontade!!