01 junho, 2011

Não feche os olhos para o problema

 Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como conseqüência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira,  é uma doença assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. Sem tratamento, o paciente fica cego.
De modo geral, a doença aparece com mais freqüência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou a pressão intra-ocular mais elevada.
Dois sinais merecem a atenção: pressão intra-ocular acima da média e alterações no nervo ótico, perceptíveis no exame de fundo de olho. Outros fatores podem ajudar a confirmar o diagnóstico.
 BIOCLÍNICA-FORTALEZA/ medição da pressão intra-ocular
São pacientes de risco os negros que têm maior propensão a desenvolver pressão alta, pessoas com mais de 35 anos e os portadores de diabetes. O histórico familiar também é importante para o diagnóstico, pois cerca de 6% das pessoas com glaucoma já tiveram outro caso na família.
Confirmado o glaucoma, o tratamento deve ser imediato, porém não é um tratamento barato. Os colirios usados no tratamento contra o glaucoma são de uso continuo e algumas pessoas não tem como custear esse tratamento. Para isso o governo tem o programa de assistencia aos portadores de Glaucoma (PAPG), onde a distribuição desses colirios antiglaucomatosos é feita gratuitamente nos centros de referência em oftalmológia.

2 comentários:

  1. passando para dar um oi e deixar um beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Clarinha!

    Mto importante mesmo; qualquer doenca, quanto mais cedo ser diagnosticada, melhor neh?

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e fique a vontade!!