24 junho, 2011

O sol vai brilhar, por que você faz assim...

Diante de toda sua doçura, me derreto com sua paz e seu sorriso. Sei que já sabe mas você é meu sonho realizado, vivo dizendo isso pra você então...é o meu milagre. Você é de uma força sem igual, embora não saiba ainda, apesar de ser tão pequena e não saber dos sofrimentos que essa vida nos tráz com o  passar dos anos.
Estava eu, sentindo minha saudade cosntante, de sua avó e chorando, você chegou e perguntou: 
_ Mãe por que tá chorando? 
 E respondi: _ saudades minha filha da vóvó, é que de vez enquando a mamãe não segura tanta falta.
Quando falei pensei que você não fosse entender, mas prontamente você me disse : 
_ Mãe Deus levou seu primeiro amor que era a vóvó, mas lhe deu mais dois, eu e o papai.
Depois do que você me disse meu coração de uma certa forma se alegrou, por que era a mais pura e inocente verdade. Obrigado meu amor por existir na minha vida, por fazer ela ser melhor. Eu te amo muito.

Alguém me falou há muito tempo
que há uma calmaria antes da tempestade.
Eu sei; vem vindo há algum tempo.
Dizem que quando terminar
Choverá num dia ensolarado.
Eu sei; brilhando como água.
Você alguma vez viu a chuva ?

23 junho, 2011

O que tem de Bom no Nordeste

Festa Junina, é isso que tem de bom por aqui, aquelas comidinhas típicas da época vestidinhos de xita, se bem que hoje em dia tá muito mudado, os vestidos estão cada vez mais lindos e chique, ao invez de chitas temos cetim colorindo o arraiá. Então é nesse clima que eu vou mostrar como minha caipirinha ficou linda. e a música que você dançou tem uma letra que é bem a cara do nosso Nordeste!!

Filho do dono -Flavio José

21 junho, 2011

Da casa José de Alencar


A casa José de Alencar é uma instituição cultural mantida pela universidade Federal do Ceará e tombada pelo instituto do patrimonio histórico e artistico nacional em 1964. A área abriga uma casa onde José de Alencar viveu sua infância na então cidade de Messejana, hoje bairro de Fortaleza. No local existia também a casa grande que foi destruída. A "casinha" mantém a sua construção original, simples, com piso em tijoleira, paredes de tijolo e cal, telha vã, um nível, telhado em quatro águas, utilizada a madeira de carnaúba para os caibros. E foi com toda essa carga cultural que o lugar trás, que aconteceu o II encontro cultural Bioclinica.

Manuzinha, Hortência só faltou vocês !!

Foi de muito valor pessoal e profissional nos reunimos fora do ambiente de trabalho pra discurti questões que só agregam ao nosso conhecimento, foi bom demais gostei muito e pra finalizar ainda teve um almoço delicioso ao som de um chorinho muito gsotoso de ouvir, só  faltou a rede depois...rs.

06 junho, 2011

Conquista

Na vida eu sempre pensei que tudo para mim fosse, difícil, complicado distante. Hoje penso assim; até pode ser dificil, mas se eu não me dispuser a tentar, como vou saber o que de tão difícil e complicado eu vou enfrentar, até onde ir?
Quando vi o resultado do vestibular, passou um filme na minha cabeça, que foi desde a lamentação com o tempo que perdi , pra tomar uma  decisão de começar a faculdade,  até a felicidade que alguns sentiriam se estivessem aqui. Quanto ao tempo que perdi logo pensei que talvez na época não fosse o tempo certo.
E a minha mãe como ela ficaria feliz por mim,  e junto comigo, quando estava ligando para as pessoas que torciam por essa conquista minha ( que hoje eu ouvi meu marido dizer:  isso não era um sonho só seu, era nosso...) para compartilhar minha alegria, meu coração sentiu falta dela. Mas vou em frente.
Mãe essa 1º vitória é pra você TE AMO.
E assim se abre mais uma janela...


05 junho, 2011

ter ou não ter Namorado

 Quem não tem namorado é alguém que tirou férias remuneradas de si mesmo. Namorado é a mais difícil das conquistas. Difícil porque namorado de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia. Paquera, gabira, flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão é fácil. Mas namorado mesmo é muito difícil. Namorado não precisa ser o mais bonito, mas ser aquele a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme, sua frio, e quase desmaia pedindo proteção.
A proteção dele não precisa ser parruda ou bandoleira:
basta um olhar de compreensão ou mesmo de aflição.
 Quem não tem namorado não é quem não tem amor: é quem não sabe o gosto de namorar. Se você tem três pretendentes,
dois paqueras, um envolvimento, dois amantes e um esposo; mesmo assim pode não ter nenhum namorado. Não tem namorado quem não sabe o gosto da chuva, cinema, sessão das duas,
medo do pai, sanduíche da padaria ou drible no trabalho. Não tem namorado quem transa sem carinho, quem se acaricia sem vontade de virar lagartixa e quem ama sem alegria.
Não tem namorado quem faz pactos de amor apenas com a infelicidade. Namorar é fazer pactos com a felicidade, ainda que rápida, escondida, fugidia ou impossível de curar.
Não tem namorado quem não sabe dar o valor de mãos dadas, de carinho escondido na hora que passa o filme, da flor catada no muro e entregue de repente, de poesia de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou Chico Buarque, lida bem devagar, de gargalhada quando fala junto ou descobre a meia rasgada, de ânsia enorme de viajar junto para a Escócia, ou mesmo de metrô, bonde, nuvem, cavalo, tapete mágico ou foguete interplanetário.
Não tem namorado quem não gosta de dormir, fazer sesta abraçado, fazer compra junto. Não tem namorado quem não gosta de falar do próprio amor nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele; abobalhados de alegria pela lucidez do amor.
Não tem namorado quem não redescobre a criança e a do amado e vai com ela a parques, fliperamas, beira d’água, show do Milton Nascimento, bosques enluarados, ruas de sonhos ou musical da Metro.
Não tem namorado quem não tem música secreta com ele, quem não dedica livros, quem não recorta artigos, quem não se chateia com o fato de seu bem ser paquerado. Não tem namorado quem ama sem gostar; quem gosta sem curtir; quem curte sem aprofundar. Não tem namorado quem nunca sentiu o gosto de ser lembrado de repente no fim de semana, na madrugada ou meio-dia do dia de sol em plena praia cheia de rivais.

Não tem namorado quem ama sem se dedicar, quem namora sem brincar, quem vive cheio de obrigações; quem faz sexo sem esperar o outro ir junto com ele. Não tem namorado que confunde solidão com ficar sozinho e em paz.
Não tem namorado quem não fala sozinho, não ri de si mesmo
e quem tem medo de ser afetivo.

Se você não tem namorado porque não descobriu que o amor é alegre e você vive pesando 200Kg de grilos e de medos. Ponha a saia mais leve, aquela de chita, e passeie de mãos dadas com o ar. Enfeite-se com margaridas e ternuras e escove a alma com leves fricções de esperança. De alma escovada e coração estouvado, saia do quintal de si mesma e descubra o próprio jardim. Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe debaixo de sua janela. Ponha intenção de quermesse em seus olhos e beba licor de contos de fada.
Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu descesse uma névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases sutis e palavras de galanteio.
Se você não tem namorado é porque não enlouqueceu aquele pouquinho necessário para fazer a vida parar e, de repente, parecer que faz sentido. [Carlos Drumont de Andrade]

01 junho, 2011

Não feche os olhos para o problema

 Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como conseqüência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira,  é uma doença assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. Sem tratamento, o paciente fica cego.
De modo geral, a doença aparece com mais freqüência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou a pressão intra-ocular mais elevada.
Dois sinais merecem a atenção: pressão intra-ocular acima da média e alterações no nervo ótico, perceptíveis no exame de fundo de olho. Outros fatores podem ajudar a confirmar o diagnóstico.
 BIOCLÍNICA-FORTALEZA/ medição da pressão intra-ocular
São pacientes de risco os negros que têm maior propensão a desenvolver pressão alta, pessoas com mais de 35 anos e os portadores de diabetes. O histórico familiar também é importante para o diagnóstico, pois cerca de 6% das pessoas com glaucoma já tiveram outro caso na família.
Confirmado o glaucoma, o tratamento deve ser imediato, porém não é um tratamento barato. Os colirios usados no tratamento contra o glaucoma são de uso continuo e algumas pessoas não tem como custear esse tratamento. Para isso o governo tem o programa de assistencia aos portadores de Glaucoma (PAPG), onde a distribuição desses colirios antiglaucomatosos é feita gratuitamente nos centros de referência em oftalmológia.