03 abril, 2011

Impulsos

Sou o que se chama de pessoa impulsiva. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio ajo quase que imediatamente. O resultado tem sido meio a meio, as vezes parece que agi sob uma intuição dessas que não falham,  e as vezes erro completamente o que se prova que não se trata de intuição mas de simples infantilidade. Trata-se de saber se me rendo aos meus impulsos, ou até que ponto posso controla-los. 
Há um perigo: se reflito demais, deixo de agir. E depois vejo que deveria ter agido. fico num impasse. Quero melhorar e não sei como. Agindo por impulso já fiz bem a muitas pessoas,  e outras vezes me machuca muito. E mais: nem sempre meus impulsos são de boa origem. Vêm por exemplo da raiva,  essa raiva que as vezes deveria ser desprezada. As vezes minha bondade é fraqueza, é benefica para alguém ou pra mim. 
As vezes restringir um impulso me anula, e me deprime e as vezes me dá uma sensação de força interior. Que farei então ? devo continuar a acertar e a errar, aceitando os resultados sem questionar?  ou devo tentar me tornar uma pessoa mais adulta? mas tenho medo de tornar-me adulta demais,  e perder a magia dos jogos infantis. Vou pensar no assunto. E certamente o resultado virá na forma de um impulso. Não sou madura o bastante. ( Clarice Lispecto)

2 comentários:

  1. Adoro a Clarice, e sou tão impulsiva também!

    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Clarinha, também sou impulsiva. E às vezes acerto, às vezes erro. Mas ajo da forma que acho certo.
    A grande questão é que não nascemos com manual de instrução. É nas tentativas, nos acertos e erros que vamos dosando nossas pitadas de impulsividade.
    Boa sorte!
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e fique a vontade!!