09 abril, 2011

As lições que ouvimos

Ouvindo o desabafo magoado e triste das pessoas é que me dou conta de que a vida vem mesmo diferente pra cada um, e fico me perguntando se aquela pessoa merece mesmo passar por aquilo.
Desses desabafos inesperados, aprendo que muita  coisa me enriquece de uma maneira extraordinária melhor do que eu fosse ler um livro de auto ajuda. Embora muita vezes não coloque todas as lições que aprendo em prática.
Hoje no trabalho [fim de expediente] foi assim, ouvi um desabafo triste e magoado no começo, que depois foi tomando outras proporções a de um otimismo na vida, de renovação e com o sentimento de que, é capaz de não desistir mesmo que venham mil obstaculos, que sempre é hora de recomeçar a busca por seus objetivos e com isso conseguir a tão sonhada felicidade.
Então deixei que falasse sem interrupções, sua tristeza e magoa surgiram  naturalmente e eu não fiz perguntas só ouvi. suas palavras demostravam  mais que tudo uma vontade de gritar pra todos o que me dizia em tom muito baixo. Mas tanto eu que ouvia e ela que falava sabiamos que não poderia sair dali, que reclamar talvez não adiantasse em nada, e que só dependia dela, daquele momento em diante.
E assim fui embora com um nó na garganta e com o eco daquelas palavras angustiadas no pensamento, sem poder fazer absolutamente nada. Lamentando mais uma vez não ser Deus para poder ajudar.

9 comentários:

  1. essa sensação de impotência é tão desalentadora...

    ResponderExcluir
  2. Às vezes, desabafar fará diferenca...momentânea...Por que, por mais dolorosa que seja a vida, temos que, muitas vezes, tomar uma decisao. O problema é que, mutias vezes, nao estamos preparados para o porvir.
    Antigamente, eu questionava muito de tudo. Hoje, eu me pergunto por quë as criancas sofrem. É que elas ainda nao foram contaminadas por nada que a sociedade joga em nossa cara. mas, muitos de nós adultos, sabemos, muitas vezes, do porquê de nossas dores.Eu acho que mutias vezes, a vida nos dar dores para quë acordemos de nossa própria letargia
    Dias felizes
    Grace Olsson
    graceolsson.com/blog

    ResponderExcluir
  3. E quem disse que você não a ajudou, querida? Raros aqueles que possuem o dom de ouvir, somente ouvir...
    beeeijooos

    ResponderExcluir
  4. Só ouvir é uma arte. Muitas vezes é só isso que algumas pessoas buscam quando querem ou precisam desabafar.

    JC

    ResponderExcluir
  5. Que lindo sua atitude Clara! claro que vc ajudou! vc ouviu!
    Muitas vezes, eh tudo que a gente precisa: ser ouvido! ser amparado.
    E pode ter certeza, que Deus esta olhando por ela, mas TUDO na vida, so acontece no tempo DEle e nao no nosso ;]

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Falar de sonhos, de lutar por aquilo que almeja, falar de um assunto que hoje o mundo está tão carente. Gostei, gostei de ver que ainda há pessoas capazes de ouvir o próximo sem criticar, de encorajar mesmo quando o mundo está para desabar. Gostei de ver a lição de sempre lutar por aquilo que queira. Adorei o texto, o mundo precisa de pessoas assim que encoraje as outras e as escutem com o coração.

    Beijos!
    Ótimo Feriado.

    ResponderExcluir
  7. Clarinha...ás vezes, os amigos só estão ali para escutar mesmo!! Cada pessoa tem o poder dentro de si...e basta encontrá-lo!!! beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ouvir realmente já é uma grande coisa. Já leu "Manu, a menina que sabia ouvir"? Às vezes as pessoas só precisam falar um pouco.

    Realmente, quando a gente aprende a ouvir, de verdade, a gente aprende muita coisa que não teve a oportunidade de aprender vivendo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. esse é o melhor aprendizado da gente, clara, saber ouvir...acho que a gente aprende sobre paciência qd paramos pra ouvir, sabe?

    Um bj em vcs, vc e larinha

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e fique a vontade!!